O Encontro

O VII Encontro Ser-Tão Brasil é resultado do amadurecimento de nossa Rede de arte-educação (Rede Ser-tão Brasil). E está mais uma vez sendo configurado como Conferência Livre de Cultura. De Boa Vista do Tupim seguirão propostas de crianças, jovens e mestres populares para a IV Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em Vitória da Conquista, de 30/11 a 03/12.Tecendo ponto a ponto, aprendemos e pudemos contribuir como Rede, com a implementação do Sistema Municipal de Cultura de Boa Vista do Tupim. Agora a cidade tem seu Plano Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Cultura - instâncias do Sistema de Cultura -, que garantem a realização de projetos a curto, médio e longo prazo propiciando interfaces com a Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Estes aprendizados se irradiaram pela Rede Ser-Tão Brasil em 2011, ano das Conferências de Cultura e de Juventude que apontam para maior integração entre as instâncias e órgãos destinados a viabilizar as condições para que nossas crianças, adolescentes, jovens e mestres populares tenham garantido os seus direitos. Temos que comemorar!

O diferencial deste VII Encontro Ser-tão Brasil é que estaremos realizando justamente as ações do Plano Municipal de Cultura de Boa Vista do Tupim. Além da participação popular e gestão da cultura, resultantes do processo, pretendemos deixar para a cidade uma contribuição efetiva para a educação formal relacionada ao reconhecimento das expressões e artes indígenas, africanas e ciganas; da cultura da infância e do papel dos mestres e mestras populares na formação das novas gerações. O cuidado com o meio ambiente e o papel das mulheres no desenvolvimento humano e social.


As Atividades do VII Encontro Ser-Tão Brasil correspondem aos projetos elaborados pelo povo tupinense e incluídos no seu Plano Municipal de Cultura. Nortearão todas as ações do poder público local, no que se refere à cultura, durante os próximos quatro anos. Estes projetos estão ligados aos Eixos Temáticos indicados pela Conferência de Cultura: Expressões Artísticas; Patrimônio e Memória; Pensamento e Leitura; Transversalidade da Cultura e Gestão da Cultura, Redes Produtivas e Serviços Criativos.

Dentre estes projetos, a população e a Rede Ser-Tão Brasil tem a intenção de: Revitalizar a Filarmônica 19 de Julho; garantir os equipamentos necessários a melhor funcionalidade do Projeto Arte Cidadã; adequar o Clube Recreativo 13 de Maio dentro da proposta de Espaço de Arte, Memória e Cultura; iniciar a construção e manutenção do 2º Quintal das Crianças! Criar e incentivar pontos de leitura nos bairros, povoados e assentamentos; criar e manter uma Biblioteca de Cordel no Colégio Municipal Boa Vista do Tupim, com acesso livre para toda a comunidade; dar continuidade ao mapeamento realizado pelo CAECA (Centro de Arte-Educação e Cultura Popular Cidadão das Artes) e Projeto Arte Cidadã, incentivando a outros estudiosos e pesquisadores da cultura local, possibilitando a publicação e difusão dos resultados obtidos! Promover a revisão e adequação dos currículos escolares, numa perspectiva de inclusão de saberes da cultura e da arte popular, na Rede Municipal de Ensino; estimular o debate sobre o ensino da cultura e história afro-brasileira, indígena e cigana na semana de planejamento pedagógico do município; incluir a cultura da infância nos currículos das escolas (brinquedos e músicas); Contratar artistas e mestres populares para a formação dos professores; fortalecer a Rádio Comunitária da cidade e da Rádio Poste (Comunicação Cidadã) como instrumento de prática cidadã e fortalecimento da cultura local como espaço democrático de formação e comunicação; garantir o sinal de TV's educativas para a cidade (sede e zona rural); formação de um grupo de jovens para o convívio com o semi-árido pela experiência de permacultura; desenvolver ações de arborização na sede e na zona rural; identificação dos espaços a serem propostos como áreas de proteção ambiental...Estaremos buscando também garantir políticas de incentivo e fomento a produção local nas áreas artesanal, artística, gastronômica e cultural!

Desenvolveremos as Atividades em vários espaços simultâneos criando, refletindo, convivendo.

As Oficinas para educadores pretendem colaborar com a educação pública local. As Oficinas Artísticas preparam os participantes sensivelmente para a II Pré-Conferência Setorial de Políticas Culturais para Crianças e para o Encontro de Juventude, Cultura e Desenvolvimento Local Sustentável, de onde seguirão propostas para a Conferência Virtual Livre de Juventude. Com a Roda de Conversa Saberes e Fazeres Tradicionais para a Sustentabilidade Local, mestres e mestras populares estarão propondo políticas voltadas para a proteção do patrimônio cultural e valorização das manifestações da cultura popular da região.

Através de Mutirões, como é feito tradicionalmente o trabalho cooperativo nas populações rurais, iniciaremos a criação do Centro de Artes, Memória e Cultura e do 2º Quintal das Crianças. Estes mutirões envolvem aprendizados em Permacultura, trocas de saberes no uso de recursos naturais, valorizando as soluções e técnicas tradicionais do Município e reconhecimento da cultura da infância, para que as crianças desenvolvam seus brinquedos de forma espontânea e livre,   em íntima ligação com a Natureza, como preconiza nossa mestra Lydia Hortelio.

No domingo, conheceremos as propostas das crianças, jovens e mestres na plenária da Conferência Livre de Cultura.

FICHA TÉCNICA do VII ENCONTRO SER-TÃO BRASIL

Coordenação de Arte-Educação e Articulações Institucionais: Maria Eugênia Milet
Coordenação Geral e Produção Local: Weldon Bitencourt (Diretoria de Cultura de Boa Vista do Tupim, Projeto Arte Cidadã e CAECA)
Direção Geral e Articulação Institucional: Beth Vieira (CRIA)
Assistente de coordenação: Romilson Freitas
Produção Executiva Local: Denise Miranda e Aline Arruda, Ana Paula Moreira, Leandro Carlos de Araújo, Marcela Moreira, Robson Fábio e Romilda Sílvia (CAECA / Projeto Arte Cidadã)

Assistentes de Produção Local: Dinorlanda Souza, Karina Leite, Kassiano Silva, Letícia Gonçalves, Maianna Pedra, Natanael Ribeiro, Priscila Rocha, Rafael Silva, Adriano França, Thainara Mercês, Silvia Quelle e Julina Moreira (Projeto Arte Cidadã / CAECA)
Comunicação Local: Alan Gedson da Silva, Valdeir Barreto e Veniltom Júnior (Comunicação Cidadã)
Suporte Técnico de Informática: Adriano França
Produção Executiva CRIA: Ana Lúcia Alves, Ana Paula Carvalho, Babi Morais, Carla Lopes, Geise Oliveira, Nei Lima, Cassio Vinícius, Romilson Freitas, Nadja Accioly, Cristina Costa, Reni Araújo e Patrícia Santos.

Comunicação CRIA: Tássia Batista, Isabel Brasileiro, Maíra Miranda, Márcia do Amparo, Taygoara Aguiar e Jailton Jesus (Pintadas)

2º Quintal das Crianças - Consultoria: Lydia Hortélio da Casa das Cinco Pedrinhas | Planejamento e Formação em Permacultura: Lu Bezerra e Ana Rocha

Centro de arte, Memória e Cultura - Coordenação de criação: Vicente Barros e Marcela de Carvalho

Um comentário:

  1. DEIXOU MUITAS MARCAS
    SAUDADES DE UM SER-TÃO-BRASIL QUE VAI FICAR PRA SEMPRE EM NSSOS CORAÇÕES.
    WELDON FEZ UM GRANDE TRABALHO EM UMA CIDADE QUE ELE ADOTOU COMO SUA...
    APRENDEMOS UM POUCO DE TUDO,O CCRIA FEZ UMA GRANDE PARCERIA COM PAC PROJETO ARTE CIDADA
    ESPERAMOS QUE ESSE SER-TÃO-BRASIL ACONTECA EM VARIOS OUTROS MUNICIPIOS.
    SE DEUS ME PERMITIR ESTAREI EM MUITOS

    ResponderExcluir